Entrevista com Akin Omotoso (Nigéria/África do Sul)

por Ana Camila Esteves

Um dos mais experientes realizadores da nova geração do cinema da África do Sul, Akin Omotoso tem em seu currículo seis longas-metragens concluídos, além de diversos curtas e séries de TV. Nascido na Nigéria e residente na África do Sul, Akin se divide entre os dois países promovendo diversas co-produções e assumindo também a função de ator, produtor e roteirista. “O Fantasma e a Casa da Verdade” (2019) é seu último longa-metragem, produção nigeriana que se seguiu ao celebrado “Vaya”, de 2016, exibido pela Mostra de Cinemas Africanos em 2018 e 2019. Nesta entrevista exclusiva, Akin Omotoso nos conta um pouco sobre o processo de produção e filmagem de “O Fantasma”, contextualiza seu trabalho com as indústrias de cinema da Nigéria e da África do Sul e nos dá algumas informações sobre seu próximo projeto: uma série original Netflix.

Entrevista por Ana Camila Esteves e Beatriz Leal-Riesco

Transcrição: Beatriz Leal-Riesco

Edição: Edmilia Barros

Tradução: Casarini Produções

Legendagem: Daniel Petry

Gravada em 14 de agosto de 2020

Cine África convida é uma plataforma de encontros e bate-papos promovidos pelo Cine África com personalidades dos cinemas africanos. Fazemos nossa estreia aqui no CineSesc com entrevistas exclusivas a todos os realizadores que têm seus filmes na programação do Cine África, uma oportunidade de conhecer um pouco dos seus trabalhos, do filme exibido e futuros projetos. As entrevistas ficam disponíveis na plataforma #cinemaemcasa do Sesc e também no canal do CineSesc no YouTube.

O Cine África é um projeto de ciclo de filmes e conversas vinculado à Mostra de Cinemas Africanos, com curadoria de Ana Camila Esteves. Esta temporada, realizada entre setembro e dezembro de 2020, é uma realização do Sesc São Paulo. Mais informações e programação completa em www.mostradecinemasafricanos.com