Com cinco longas-metragens na carreira, a realizadora burkinabé Apolline Traoré é hoje o nome mais expressivo do cinema de Burkina Faso. Formada em cinema nos Estados Unidos, Apolline carrega a influência de grandes nomes do seu país como Idrissa Ouedraogo, Gaston Kaboré e Fanta Régina Nacro, ao mesmo tempo que delineia seu estilo próprio em filmes tão diversos como instigantes. Nesta entrevista, a realizadora de 44 anos nos conta um pouco sobre o processo de dirigir “Fronteiras”, longa-metragem de 2017 que circulou em dezenas de festivais internacionais de cinema, seu pensamento em torno da sua obra e dos cinemas africanos, além de dar detalhes sobre os seus próximos projetos.
Entrevista por Ana Camila Esteves e Beatriz Leal-Riesco
Colaborou: Maíra Oliveira
Transcrição e edição: Edmilia Barros
Tradução: Ana Camila Esteves
Legendagem: Daniel Petry
Gravada em 12 de agosto de 2020
Cine África convida é uma plataforma de encontros e bate-papos promovidos pelo Cine África com personalidades dos cinemas africanos. Fazemos nossa estreia aqui no CineSesc com entrevistas exclusivas a todos os realizadores que têm seus filmes na programação do Cine África, uma oportunidade de conhecer um pouco dos seus trabalhos, do filme exibido e futuros projetos. As entrevistas ficam disponíveis na plataforma #cinemaemcasa do Sesc e também no canal do CineSesc no YouTube.
O Cine África é um projeto de ciclo de filmes e conversas vinculado à Mostra de Cinemas Africanos, com curadoria de Ana Camila Esteves. Esta temporada, realizada entre setembro e dezembro de 2020, é uma realização do Sesc São Paulo. Mais informações e programação completa em www.mostradecinemasafricanos.com.