Um dos mais inventivos cineastas africanos vivos, Jean-Pierre Bekolo, 54 anos, é natural do Camarões e reconhecido por seu discurso sempre crítico e contundente sobre os cinemas africanos e seus contextos. Autor de filmes que flertam com a ficção científica e o afrofuturismo, como “Naked Reality” (2016) e “Les saignantes” (2005), é um dos poucos que se aventuram pelo cinema de gênero, como também podemos ver em “O Enredo de Aristóteles” (1996). Nesta entrevista podemos conhecer um pouco mais sobre o pensamento por trás desse último, além de suas visões sobre os cinemas africanos contemporâneos e as complexas relações entre África e Europa que ainda persistem.
Entrevista por Ana Camila Esteves, Jusciele Oliveira e Morgana Gama
Transcrição: Emma Melissa Saville
Tradução: Ana Camila Esteves
Edição: Edmilia Barros
Legendagem: Daniel Petry
Gravada em 10 de agosto de 2020
Cine África convida é uma plataforma de encontros e bate-papos promovidos pelo Cine África com personalidades dos cinemas africanos. Fazemos nossa estreia aqui no CineSesc com entrevistas exclusivas a todos os realizadores que têm seus filmes na programação do Cine África, uma oportunidade de conhecer um pouco dos seus trabalhos, do filme exibido e futuros projetos. As entrevistas ficam disponíveis na plataforma #cinemaemcasa do Sesc e também no canal do CineSesc no YouTube.
O Cine África é um projeto de ciclo de filmes e conversas vinculado à Mostra de Cinemas Africanos, com curadoria de Ana Camila Esteves. Esta temporada, realizada entre setembro e dezembro de 2020, é uma realização do Sesc São Paulo. Mais informações e programação completa em www.mostradecinemasafricanos.com.