Se o Senegal é a terra dos grandes nomes dos cinemas africanos desde os seus inícios nos anos de 1960, Moussa Senè Absa é certamente um deles, e que permanece vivo e atuante aos 62 anos. Com um trabalho que passeia entre diversos gêneros e formatos, Moussa é também roteirista, ator, músico, artista plástico e professor, e vemos todas essas suas facetas na sua obra. Seu filme “Madame Brouette” é considerado um dos poucos filmes musicais africanos e é provavelmente um dos seus mais celebrados. Nesta entrevista, Moussa nos recebe na sua adorável casa em Dacar para uma conversa sobre o conjunto da sua obra, seu visão sobre os cinemas africanos contemporâneos, sua intensa relação com a música e seus planos para o futuro próximo.
Entrevista por Ana Camila Esteves e Jusciele Oliveira
Transcrição: Beatriz Leal-Riesco
Tradução: Casarini Produções
Edição: Edmilia Barros
Legendagem: Daniel Petry
Gravada em 19 de agosto de 2020
Cine África convida é uma plataforma de encontros e bate-papos promovidos pelo Cine África com personalidades dos cinemas africanos. Fazemos nossa estreia aqui no CineSesc com entrevistas exclusivas a todos os realizadores que têm seus filmes na programação do Cine África, uma oportunidade de conhecer um pouco dos seus trabalhos, do filme exibido e futuros projetos. As entrevistas ficam disponíveis na plataforma #cinemaemcasa do Sesc e também no canal do CineSesc no YouTube.
O Cine África é um projeto de ciclo de filmes e conversas vinculado à Mostra de Cinemas Africanos, com curadoria de Ana Camila Esteves. Esta temporada, realizada entre setembro e dezembro de 2020, é uma realização do Sesc São Paulo. Mais informações e programação completa em www.mostradecinemasafricanos.com.