Entrevista com hajooj kuka (Sudão)

por Ana Camila Esteves

hajooj kuka é um dos cineastas africanos da nova geração cujo trabalho nos instiga bastante. Assumidamente ativista e muitas vezes alheio às convenções do cinema dito “de qualidade”, hajooj vem se consolidando como cineasta político engajado na reflexão sobre os conflitos do seu país, levando-a a espaços e audiências internacionais. Seu primeiro longa-metragem, “No Ritmo do Antonov” (2014), que exibimos em 2018, foi um sucesso absoluto ao trazer, de forma tão inteligente e sensível, a temática da guerra civil e os dilemas de identidade no Sudão para um nível global. Nesta entrevista, feita no exato momento em que hajooj voltou da delegacia após ser preso durante uma invasão a um workshop de teatro do qual participava, o diretor de 44 anos nos conta sobre as motivações por trás de “aKasha”, seu primeiro filme de ficção, sobre como usa o cinema para mobilizar as pessoas ao redor do mundo e ainda sobre seus projetos em desenvolvimento.

Entrevista por Ana Camila Esteves e Beatriz Leal-Riesco

Transcrição e edição: Edmilia Barros

Tradução: Ana Camila Esteves

Legendagem: Daniel Petry

Gravada em 13 de agosto de 2020

Cine África convida é uma plataforma de encontros e bate-papos promovidos pelo Cine África com personalidades dos cinemas africanos. Fazemos nossa estreia aqui no CineSesc com entrevistas exclusivas a todos os realizadores que têm seus filmes na programação do Cine África, uma oportunidade de conhecer um pouco dos seus trabalhos, do filme exibido e futuros projetos. As entrevistas ficam disponíveis na plataforma #cinemaemcasa do Sesc e também no canal do CineSesc no YouTube.

O Cine África é um projeto de ciclo de filmes e conversas vinculado à Mostra de Cinemas Africanos, com curadoria de Ana Camila Esteves. Esta temporada, realizada entre setembro e dezembro de 2020, é uma realização do Sesc São Paulo. Mais informações e programação completa em www.mostradecinemasafricanos.com