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Publicações em língua portuguesa sobre cinemas africanos

Consulte aqui todas as publicações sobre os cinemas africanos disponíveis em língua portuguesa, por autoras/es do Brasil, de Portugal e dos países africanos de língua oficial portuguesa. As publicações disponíveis para download estão linkadas na lista abaixo, separada em quatro categorias:

ARENAS, Fernando. África lusófona: além da independência. São Paulo: EDUSP, 2019.

 BAMBA, Mahomed; MELEIRO, Alessandra (Orgs.). Filmes da África e da Diáspora: objetos de discursos. Salvador: Edufba, 2012. 

BARROS, Miguel de (Org.). Flora Gomes: o cineasta visionário. Bissau: Corubal, 2015.

DIAWARA, Manthia; DIAKHATÉ, Lydie. Cinema Africano: novas formas estéticas & políticas. Portugal: Sextante Editora, 2011. 

ESTEVES, Ana Camila; OLIVEIRA, Jusciele (Orgs.). Cinemas Africanos contemporâneos – abordagens críticas. São Paulo: Sesc, 2020. 

FERREIRA, Carolin Overhoff (Org.). África: um continente no cinema. Campinas: Editora FapUnifesp, 2014. 

LEITE, Ana Mafalda; SECCO, Carmen; FALCONI, Jessica; RODRIGUES, Kamila; KHAN, Sheila (Orgs.). Nação e Narrativa Pós-Colonial – IV. Literatura e Cinema. Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Entrevistas. 1 ed. Lisboa: Colibri, 2018. 

LEITE, Ana Mafalda; SECCO, Carmen; OWEN, Hillary; SAPEGA, Ellen W. (Orgs.). Nação e Narrativa Pós-Colonial III- Literatura e Cinema Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe – Ensaios. 1. ed. Lisboa: Colibri, 2019. 

MELEIRO, Alessandra (Org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado: África. São Paulo: Editora Escrituras, 2007. 

PIÇARRA, Maria do Carmo; ANTÓNIO, Jorge (Orgs.). Angola, o nascimento de uma nação. Volume I: O cinema do Império. Lisboa: Guerra e Paz, 2013. 

PIÇARRA, Maria do Carmo; ANTÓNIO, Jorge (Orgs.). Angola, o Nascimento de uma Nação. Volume II: O Cinema da Libertação. Lisboa: Guerra & Paz, 2014. 

PIÇARRA, Maria do Carmo; ANTÓNIO, Jorge (Orgs.). Angola: o nascimento de uma nação. Volume III: O cinema da independência. Lisboa: Guerra & Paz, 2015.

SECCO, Carmen (Org.). Pensando o cinema moçambicano: ensaios. São Paulo: Editora Kapulana, 2018. 

SECCO, Carmen; LEITE, Ana Mafalda; PATRAQUIM, Luís Carlos (Orgs.). CineGrafias moçambicanas: memórias & crônicas & ensaios. São Paulo: Editora Kapulana, 2018.

Cinemas de África. Catálogo. Lisboa: Cinemateca Portuguesa; Culturgest, 1995. 

ESTEVES, Ana Camila; LEAL-RIESCO, Beatriz (Orgs.). Mostra de Cinemas Africanos. Catálogo. São Paulo: Sesc, 2019.  

ESTEVES, Ana Camila; LEAL-RIESCO, Beatriz (Orgs.). Mostra de Cinemas Africanos. Catálogo. São Paulo: Sesc, 2021.  

ESTEVES, Ana Camila; MÁRIO GUSMÃO, Cineclube (Orgs.). Mostra de Cinemas Africanos. Catálogo. Ana Camila Comunicação & Cultura; Cineclube Mário Gusmão, 2021.  

FERREIRA, Leonardo Luiz (Org.). África, cinema: um olhar contemporâneo. Catálogo. Rio de Janeiro: Laffilmes Cinematográfica, 2015. 

GOMES, Tiago de Castro Machado (Org.). Grandes clássicos do cinema africano. Catálogo. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2017. 

GOMES, Tiago de Castro Machado (Org.). Clássicos africanos: a primeira geração de cineastas da África do Oeste. Catálogo. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2019. 

MONTEIRO, Lúcia Ramos (Org.). África(s): cinema e revolução: o progresso. Catálogo. São Paulo: Caixa Cultural, 2016. 

MONTEIRO, Lúcia Ramos (Org.). África(s): cinema e memória em construção. Catálogo. São Paulo: Caixa Cultural, 2018. 

RIBARD, Franck Pierre Gilbert (Org.). Palavras e imagens de um encontro em torno do cinema Africano. Fortaleza: UFC, 2018.

CÉSAR, Amaranta; MONTEIRO, Lúcia Ramos (Orgs.). Dossiê – Africanidades. Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 5, n. 2. Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual – Socine, jul. / dez. 2016.

MELEIRO, Alessandra; MONTEIRO, Lúcia Ramos. Dossiê Especial – Homenagem a Mahomed Bamba. Revista África(s), v. 04, n. 07, jan-jun 2017.

RODRIGUES FILHO, Fabio (Org.). Dossiê Sissako. 1 ed. Belo Horizonte: Associação Filmes de Quintal, 2019.

SANTANA, Lígia; FLORES, Marilda (Orgs.). Dossiê – Cinema Africano – Revista Perspectiva Histórica, v. 8, n. 13. Salvador: UNEB, jan./jun. 2019.

SECCO, Carmen; LEITE, Ana Mafalda; MIRANDA, Maria Geralda (Orgs.). Dossiê – O cinema e o documentário nos países africanos de língua oficial portuguesa. Mulemba – Revista Científica, v. 09, n. 17. Rio de Janeiro: UFRJ, jul./dez. 2017. 

CHAVES, Marina Oliveira Felix de Mello. O cinema e os países africanos de língua oficial portuguesa. DISSERTAÇÃO (Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2017). 

COSTA, Renata Dariva. O cinema de retomada angolano: O caso do filme Oxalá Cresçam Pitangas de Ondjaki e Kiluanje Liberdade (2006). MONOGRAFIA (Graduação em História). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. 

COSTA, Renata Dariva. Oxalá Cresçam Pitangas (2005/7) e É Dreda ser Angolano (2006/8): Olhares sobre Luanda através do Cinema de retomada angolano e do Cinema de Poeira. DISSERTAÇÃO (Mestrado em História). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. 

CUNHA JÚNIOR, Lincoln Nascimento. Keita! O legado do griot (1995), de Dani Kouyaté: resistência cultural em perspectiva afrocentrada. DISSERTAÇÃO (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus/BA, 2015.

FERREIRA, Cristina dos Santos. A bricolagem e a magia das imagens em movimento: o transnacional no cinema de Moustapha Alassane. TESE (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações). Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, 2014.

FORMIGA, Heron Neto Bezerra. Comentário do cinema africano contemporâneo. DISSERTAÇÃO (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. 

FRANÇA, Alex Santana. “Voltam os que não morreram, vão embora os que aqui ficaram. Ai, esta dança, minha mãe, até as crianças dançam?”: experiências migratórias e diaspóricas na trajetória pessoal e na obra de Licínio Azevedo. TESE (Doutorado em Literatura e Cultura). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

GOMES, Tiago de Castro Machado. Ousmane Sembène e o(s) cinema(s) da África (2013).
MONOGRAFIA (Bacharel em Cinema e Audiovisual). Universidade Federal Fluminense, Niterói/Rio de Janeiro, 2013.

GOMES, Tiago de Castro Machado. “Para africano ver”: Cinema na África Colonial Britânica – de sua consolidação ao projeto das unidades de produção cinematográfica: Bantu Educational Kinema Experiment (1935-1937) e Colonial Film Unit (1939-1955) (2016). DISSERTAÇÃO (Mestrado). Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, Niterói/Riode Janeiro, 2016.

GONZAGA, Mariana Ferreira Soares Lemos. Nollywood: o cinema nigeriano como instrumento de construção de identidade. MONOGRAFIA (Bacharelado em Comunicação Social/ Jornalismo). Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

LIMA, Morgana Gama de. Griots Modernos: por uma Compreensão do Uso de Alegorias como Recurso Retórico em Filmes Africanos. TESE (Doutorado). Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. 

LIMA JÚNIOR, David Marinho de. Descolonizando as Mentes: Ousmane Sembène e a proposta de um Cinema Africano na década de 1960. DISSERTAÇÃO (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura do Departamento de História do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2014. 

OLIVEIRA, Jusciele C. Almeida de. Tempos de Paz e de Guerra: Dilemas da Contemporaneidade no Filme Nha Fala, de Flora Gomes. DISSERTAÇÃO (Mestrado em Literatura e Cultura). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

OLIVEIRA, Jusciele C. Almeida de. “Precisamos vestirmo-nos com a luz negra”: uma análise autoral nos cinemas africanos – o caso Flora Gomes. TESE. (Doutorado em Comunicação, Cultura e Artes). Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, Faro/Portugal, 2018.

OLIVEIRA, Maíra Zenun de. A cidade e o cinema [negro]: o caso FESPACO. TESE. (Doutorado em Ciências Sociais). Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. 

SACRAMENTO, Evelyn dos Santos. Safi Faye: entre o olhar e o pertencimento. DISSERTAÇÃO (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.